22/03/2012 – Abuso sexual de crianças triplica em São Paulo em 10 anos

22 de março, 2012

(Folha de S.Paulo) O número de crianças atendidas no Núcleo de Violência Sexual do Hospital Estadual Pérola Byington triplicou entre 2001 e 2011. O levantamento é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Em 2001, foram 352 atendimentos a crianças. No ano passado, 1.088.
Entre adolescentes, o número quadruplicou: 198 casos em 2001 e 759 em 2011.
Porém, não é possível relacionar o maior número de atendimentos com um possível aumento da violência sexual contra crianças, segundo o médico Jeferson Drezett, coordenador de gerência do núcleo no hospital.
“Há melhora na denúncia desses casos. Hoje não aceitamos mais essa violência.”
O médico diz que a tendência é que os atendimentos cresçam por mais quatro ou cinco anos e se estabilize.
Ele explica que a maioria dos casos que chega ao hospital vem de delegacias. Apenas 15% das vítimas vêm de forma espontânea.
Especialistas ouvidos pela Folha concordam que o aumento de notificações é resultado da maior conscientização da sociedade. Também dizem acreditar que o crime ainda é subnotificado.
Segundo Neyla França, da Sociedade Brasileira de Psicanálise e coordenadora do grupo de criança e adolescente, em muitos casos, o agressor está dentro da família e age de forma carinhosa.
Lauro Monteiro, pediatra e editor do site “Observatório da Infância”, elogia o Disque-Direitos Humanos (telefone 100), da Secretaria de Direitos Humanos, mas critica a falta de um número específico para a violência sexual.
Para Itamar Gonçalves, da Childhood Brasil, é preciso discutir sexualidade nas escolas e ter a participação de professores na identificação de possíveis vítimas.
A pedagoga Marisa Mendes, 47, conta que foi vítima de violência sexual pelo pai: “Aconteceu quando tinha 11 anos. Vivi com medo em toda minha infância”.
Ela conta que o sofrimento foi tão intenso que tentou se matar duas vezes.
Para ajudar pessoas que passaram por sofrimento semelhante ao seu, tornou-se educadora e criou a ONG Parábola, que atua na assistência de jovens vítimas de violência e famílias em situação de risco. Diz que já atendeu mais de 2.000 jovens em um ano e que esse número vem aumentando.

Leia em PDF: Registro de abuso sexual de crianças triplica (Folha de S.Paulo –  22/03/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas