Número de mulheres à frente de empresas cresce e retoma nível pré-pandemia

21 de novembro, 2022 Correio Braziliense Por Fernanda Strickland

Número de mulheres à frente de empresas cresce e retoma nível pré-pandemia

O dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado hoje. A data foi criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar o protagonismo das mulheres nos negócios. A iniciativa liderada pela ONU Mulheres reúne mais de 150 países, empresas e instituições em busca de apoio às empreendedoras contra a desigualdade salarial no ambiente corporativo.

No Brasil, estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que o empreendedorismo feminino apresentou sinais de recuperação no último trimestre de 2021, depois de sofrer retração durante os primeiros meses da pandemia de covid-19. O estudo, realizado com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), apontou que, após recuar para um total de 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado nos últimos três meses de 2019, período anterior à pandemia.

Se, por um lado, esses números indicam uma retomada, a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil (34%) ainda está um pouco abaixo da melhor marca histórica, registrada no 4º trimestre de 2019, quando elas representavam 34,8% do total.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas