Estupros crescem 12,5% no 1º semestre no país e retomam patamar pré-pandemia; uma mulher ou uma menina é estuprada a cada 9 minutos

USP Imagens – George Campos – Mulheres contra estupro

Foto: George Campos/USP Imagens

07 de dezembro, 2022 g1 Por Cíntia Acayaba e Léo Arcoverde

Estupros crescem 12,5% no 1º semestre no país e retomam patamar pré-pandemia; uma mulher ou uma menina é estuprada a cada 9 minutos

Os registros de estupro e estupro de vulnerável de vítimas do sexo feminino cresceram 12,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. É o que apontam dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública obtidos com exclusividade pelo g1, GloboNews e TV Globo.

De acordo com o levantamento, entre janeiro e junho deste ano, 29.285 meninas ou mulheres foram vítimas de estupro no país. Isso representa uma média de um caso a cada 9 minutos.

O estudo ainda aponta que “os números parecem voltar aos padrões pré-pandemia”. “Em 2020, em especial nos primeiros meses de isolamento social, as notificações deste crime às autoridades policiais caíram substancialmente”, diz um trecho do relatório.

No primeiro semestre de 2019, o país registrou 29.814 estupros ou estupros de vulnerável; no mesmo período de 2020, foram 25.169; entre janeiro e junho de 2021, foram 28.035.

Na avaliação da diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e uma das autoras do estudo, Samira Bueno, a queda dos registros de estupros a partir do maior isolamento social, decorrente da pandemia, deu-se muito provavelmente por meio do crescimento da subnotificação dos delitos dessa natureza.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas