Ministra da Mulher assume pasta com gesto ao movimento feminista e promete anúncio de novas políticas no dia 8 de março

Cida Gonlçaves

Cida Gonçalves em cerimônia de posse do Ministério das Mulheres (Foto: Divulgação)

05 de janeiro, 2023 O Globo Por Paula Ferreira

Cerimônia contou com Hino Nacional alterado: ‘das filhas deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil’

Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, tomou posse nesta terça-feira em Brasília com críticas ao governo anterior. Em seu discurso, Cida afirmou que a gestão da pasta sob Bolsonaro foi um “projeto de destruição” e prometeu como prioridade a retomada do programa “Mulher Viver Sem Violência”.

Segundo a ministra, no dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, haverá o anúncio de políticas integradas com outros ministérios para atender às mulheres.

Ela disse que a composição da pasta, que no governo anterior se chamava Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foi uma “usurpação”. A gestão do ministério estava com Damares Alves (Republicanos), que deixou o posto para concorrer e ser eleita senadora pelo Distrito Federal.

— Foi uma usurpação, pois não cuidou das mulheres, das famílias e nem dos direitos humanos. Muito pelo contrário. A destruição dos direitos das mulheres no último governo não foi um acaso, mas um projeto. Um projeto político de invisibilização e sujeição da mulher.

Cida também criticou fortemente a corte de orçamento para o Ministério das Mulheres nos últimos anos:

– Para 2023, conseguimos reverter parcialmente essa perda para dar continuidade aos programas prioritários da pasta. Não é suficiente, estaremos sempre trabalhando pelo aumento do orçamento público para as mulheres.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas