Fiocruz: 40,8 mil crianças ficaram órfãs pela Covid-19 no Brasil

26 de dezembro, 2022 O Globo Por Redação

Estudo mostra ainda que, nos dois primeiros anos da pandemia, 2 a cada 10 mortes no país foram causadas pelo novo coronavírus

A Covid-19 deixou 40.830 crianças e a adolescentes órfãos de mãe no Brasil entre 2020 e 2021, mostra um novo estudo de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicado na revista científica Archives of Public Health.

O trabalho mostrou ainda que as mais de 630 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus até o fim do ano passado corresponderam a 19,1% do total de óbitos no país – cerca de 2 a cada 10 registros.

Os responsáveis pelo estudo destacam que a maior proporção de vidas perdidas ocorreu na faixa etária de 40 a 59 anos. Além disso, que, em março de 2021, a Covid-19 chegou a provocar quase 4 mil mortes por dia no Brasil, um número maior que a média de óbitos por dia envolvendo todas as causas em 2019.

“A falta de coordenação nacional na implementação de medidas de distanciamento social contribuiu para a rápida disseminação de casos. Por sua vez, o manejo inadequado da epidemia de Covid-19 provocou uma crise sem precedentes na saúde brasileira”, escreveram os pesquisadores.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas