Acordo entre Brasil e Argentina foca em direitos reprodutivos das mulheres

24 de janeiro, 2023 Marie Claire Por Redação

Documento assinado na segunda-feira (23) pelas ministras da Saúde dos dois países, Nísia Trindade e Carla Vizzotti, firma comprometimento a direcionar esforços ao acesso a direitos sexuais e reprodutivos, prevenção do abuso sexual e esforços legislativos para acesso à interrupção legal de gravidez

A promoção dos direitos reprodutivos e sexuais está entre as ações prioritárias de uma declaração conjunta assinada nesta segunda-feira (23) pelas ministras de Saúde do Brasil e da Argentina, Nísia Trindade e Carla Vizzotti. Das 19 ações destacadas no documento, duas citam o avanço e garantia de direitos sexuais com foco em mulheres e pessoas que gestam. Entre eles, está o comprometimento a trabalhar para garantir o acesso à interrupção legal de gravidez e o combate ao abuso sexual.

O documento foi assinado na Casa Rosada, em Buenos Aires, em uma cerimônia que contou com a presença do presidente Lula e do presidente argentino Alberto Fernández. O acordo visa estabelecer uma agenda regional bilateral que fortaleça os compromissos de saúde e promova desenvolvimento científico de maneira intercambial e colaborativa.

Em nota divulgada na página do governo argentino, Vizzotti comemorou o fato de Trindade ser a primeira mulher a comandar a pasta da Saúde no Brasil. “Que possamos articular duas mulheres na gestão, sobretudo considerando o retrocesso que teve o Brasil nos últimos anos em relação aos direitos sexuais e reprodutivos, os direitos das mulheres, das pessoas gestantes e a perspectiva de gênero”, escreveu a ministra argentina.

Mais tarde, Vizzotti falou do encontro em seu Instagram: “É um encontro histórico. Lula e Alberto Fernández reafirmaram que a Saúde é prioridade na agenda política. É um grande orgulho avançar com a ministra da Saúde brasileira, Nísia Trindade, em ações fundamentais para nossa região.”

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas