Ator da Globo é criticado por separação; entenda o que é ‘aborto paterno’, por Charlene Borges

26 de janeiro, 2023 Uol Por Charlene Borges

O fim do casamento do ator Luis Navarro, que interpreta Mark na novela Todas as Flores, e da dançarina e ex-bailarina do Faustão Ivi Pizzott trouxe à tona um termo já conhecido nas redes sociais: o aborto paterno. Os dois são pais de Kali, que tem 4 anos, e Zuri, que tem apenas 4 meses. O anúncio da separação e a idade da caçula do ex-casal fizeram com que Luis recebesse muitas críticas.

O que significa aborto masculino?

A expressão diz respeito, na verdade, ao grande número de homens que abandonam filhos e mães e deixam a obrigação de criar a criança sob responsabilidade apenas da mulher. Quem usa o termo afirma que ele é uma provocação: enquanto o tema aborto desperta discussões acaloradas, o abandono paterno não recebe a mesma atenção.

Origem da expressão

O termo aborto masculino surgiu nos Estados Unidos; Lá, onde a interrupção da gravidez é legalizada em alguns estados, grupos que se dizem ativistas pelos direitos dos homens se reuniram para exigir que o mesmo amparo legal fosse concedido a eles, o de abrirem mão da paternidade; A reivindicação, no entanto, não recebeu suporte da legislação; No Brasil, o termo foi adaptado à nossa realidade. Como o aborto ainda é crime por aqui, tanto para quem pratica e quanto para quem dá qualquer suporte à prática, a intenção é mostrar a contradição no peso que se dá à obrigação de uma mãe em comparação à do pai.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas