Igualdade de gênero: a nova posição do Brasil diante da comunidade internacional

Ato pela Democracia, na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 9 de janeiro de 2023. Foto: Juliana Vieira

Ato pela Democracia, na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 9 de janeiro de 2023. Foto: Juliana Vieira

13 de fevereiro, 2023 Portal Catarinas Por Izabel Belloc

Izabel Belloc analisa o significado da adesão do país ao Compromisso de Santiago

O Governo Federal divulgou, em 17/01/2023, nota conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores, da Mulher, da Saúde e dos Direitos Humanos e da Cidadania, informando o desligamento do Brasil do Consenso de Genebra e a associação do país ao Compromisso de Santiago (CRM/CEPAL, 2020) e à Declaração do Panamá (CIM/OEA, 2022).

Dos três anúncios, o desligamento do Consenso de Genebra foi o mais noticiado e festejado, especialmente pelos movimentos feministas brasileiros. Os outros dois anúncios, ao que parece, ficaram em segundo plano e têm passado quase despercebidos – mas esses movimentos do Brasil no cenário internacional são tão ou mais importantes.

O que esses acordos significam? Há mais de uma resposta para essa pergunta, e nos próximos parágrafos compartilho fatores que ajudam a entender o caráter jurídico-institucional, simbólico e material desses documentos, o que denota a dimensão e importância do que foi informado na nota conjunta ministerial.

Do ponto de vista jurídico-institucional, o Compromisso de Santiago e a Declaração do Panamá são instrumentos construídos, respectivamente, no âmbito da Conferência Regional sobre a Mulher, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL (da ONU), e da Comissão Interamericana de Mulheres da Organização dos Estados Americanos – CIM/OEA.

ONU e OEA são organismos internacionais criados por tratados multilaterais, possuem personalidade jurídica internacional, compõem o que chamamos de Comunidade Internacional e, portanto, esses organismos, seus países membros e instrumentos estão sujeitos às normas de Direito Internacional Público.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas