Jovens de 13 anos são as principais vítimas de estupro no Brasil

Mulheres protestam em São Paulo contra cultura do estupro. Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Mulheres protestam em São Paulo contra cultura do estupro. Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

03 de março, 2023 Revista Capricho Por Naiara Albuquerque

Levantamento também mostrou que apenas 8,5% dos estupros são identificados pela polícia e 4,2% pelo sistema de saúde

Os jovens, adolescentes de 13 anos – principalmente meninas – são as principais vítimas de estupro no Brasil, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além disso, o número estimado de casos de estupro no país, por ano, é de 822 mil, – o equivalente a dois por minuto. Esse dado – chocante diga-se de passagem – mostra o tanto que precisamos avançar quando o assunto é violência de gênero no país.

Para o levantamento, os autores se debruçaram sobre a Pesquisa Nacional da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), e o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde – os dados são de 2019.

Com base nisso, eles calcularam a proporção dos casos que acabam não sendo identificados nem pela polícia e nem pelo sistema de saúde. (Isso é importante, já que esses canais são os principais na hora de denúncia de violência pelas vítimas).

m 2019, 612,4 mil pessoas adultas foram vítimas de estupro – cerca de 393 estupros a cada 100 mil adultos. As maiores taxas foram de Goiás (640), Sergipe (600) e Roraima (565), enquanto as menores foram de Paraíba (152), Minas Gerais (167) e Alagoas (170). As mulheres são as principais vítimas de estupros no país, afirmaram os pesquisadores.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas