“Faremos com que o SUS garanta a lei”, diz ministra sobre aborto

8M_Marcha das Mulheres_ RJ Foto Isadora Freixo_Midia Ninja

8M_Marcha das Mulheres_ RJ. Foto: Isadora Freixo/ Midia Ninja

06 de março, 2023 Poder 360 Por Redação

Nísia Trindade cita “delicadeza do tema” e fala que discussão para mudar a legislação deve envolver toda a sociedade

A ministra Nísia Trindade (Saúde) disse que “a delicadeza do tema” do aborto faz com que seja preciso envolver toda a sociedade em uma discussão sobre mudar a lei. Mas, afirmou que o governo vai trabalhar para garantir que a atual legislação seja cumprida.

“Nos casos em que existe a permissão ao aborto no Brasil [risco à vida da gestante, violência sexual e anencefalia fetal], faremos com que o SUS [Sistema Único de Saúde] garanta a lei e o acolhimento”, disse em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (5.mar.2023). “Nosso objetivo é discutir o tema com dados e garantir o que a lei já estabelece.”…

Nísia é a 1ª mulher a assumir o comando do Ministério da Saúde. Disse que pretende deixar como legado a efetivação do “princípio de integralidade” do SUS, com um sistema público de saúde fortalecido. “Não quero contribuir com a marca de um programa isolado, mas com essa visão integrada da saúde e da qualidade do acesso. Temos de trabalhar com a ideia de saúde de qualidade para todos”, declarou. A ministra elogiou a “sensibilidade do presidente” Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao buscar ter “um número maior de mulheres nos ministérios” de sua gestão.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas