Bancada feminina no Congresso se diz unida em torno de pautas, apesar de divergências ideológicas

10 de março, 2023 Folha de S. Paulo Por Thaísa Oliveira e Victoria Azevedo

Combate à violência de gênero e à diferença salarial entre homens e mulheres são temas de consenso entre as parlamentares

Apesar das diferenças ideológicas, a bancada feminina da Câmara e do Senado se diz unida em torno do combate à violência de gênero e à diferença salarial entre homens e mulheres.

Em minoria no parlamento, deputadas e senadoras ouvidas pela Folha afirmam que é possível superar divergências partidárias para aprovar pautas que sejam do interesse das mulheres —e garantir a manutenção dos direitos conquistados nos últimos anos.

“Eu acho que tem pautas que a gente pode tratar de maneira suprapartidária. Não é possível que alguma mulher concorde com os índices de feminicídio praticados no país”, afirma a senadora Teresa Leitão (PT-PE).

“As pautas que nós podemos divergir [são] as de costume. Divergimos inclusive no mérito. Mas, na minha experiência de deputada [estadual], eu acho que a gente tem pontos de convergência que a gente deve realçar. Oportunidades no mercado de trabalho, diferença salarial.”

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas