Uso de telemedicina para auxiliar aborto legal gera debate no Brasil

Ato 8M Avenida Paulista Março2023 Foto: Juliana Vieira

Ato 8M Avenida Paulista Março2023 Foto: Juliana Vieira

03 de abril, 2023 Folha de S. Paulo Por Stefhanie Piovezan

CFM é contra o método, que é recomendado pela OMS e empregado por hospital de Uberlândia (MG)

Mulheres e meninas de Uberlândia (MG) que engravidam após um estupro têm a opção de passar por acolhimento multiprofissional e exames no Hospital de Clínicas. E uma vez verificada a possibilidade de aborto medicamentoso, elas podem realizar o procedimento em casa, com orientação via telemedicina.

A iniciativa, pioneira no Brasil, é liderada pela ginecologista Helena Paro, professora da Faculdade de Medicina da UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Pela proposta, pacientes com até nove semanas de gestação recebem comprimidos para interrupção da gravidez e vão para suas residências, onde fazem o tratamento e são monitoradas por internet ou telefone pelos profissionais de saúde (veja em detalhes na galeria de imagens).

O projeto tem gerado embates. De um lado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Figo (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia) defendem que o aborto medicamentoso em casa é seguro —pesquisas realizadas em países que autorizam a prática confirmam a efetividade e a segurança do método.

Em sentido oposto, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a presidência da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) afirmam que o aborto legal com orientação via telessaúde pode colocar pacientes em risco e requer mais evidências para ser autorizado.

No caso do procedimento com apoio da telemedicina, a paciente recebe do hospital o medicamento, mas toma o comprimidos em casa —o que para o CFM e a Febrasgo não é permitido pelas regras atuais.

Paro discorda dessa interpretação. Ela afirma que a decisão de oferecer a nova alternativa foi tomada devido ao número reduzido de leitos para aborto legal e a distribuição desigual de unidades de saúde que realizam o procedimento.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas