Levantamento mostra mais de 120 mil denúncias contra direitos humanos, maioria contra idosos e mulheres

10 de abril, 2023 Correio Braziliense Por Tainá Andrade

De janeiro a março deste ano, o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos indica que os perfis mais frequentes são de idosos e mulheres

O Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) registrou, de janeiro a março deste ano, um total de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos. Foram mais de 30 mil no período analisado. São Paulo é o estado que teve a maior quantidade de notificações disparadas, com 32.236 ocorrências.

Em todas as regiões as maiores vítimas foram as mulheres, alcançando mais de 60% das denúncias gerais. As idosas são o grupo que mais aparecem nos perfis de denunciantes, na faixa etária de 80 a 84 anos o painel contabilizou 40.905 violações e 5.333 denúncias. Na sequência, está o intervalo de idade entre 70 a 79 anos, com pouco mais de 11 mil denúncias.

Entre os agressores, o perfil indica que 27.859 denúncias são referentes à mãe, seguido dos filhos com 20.536. Em outro detalhamento sobre a profissão dos autores das violações, os números demonstram possíveis locais onde mais acontecem as ações.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas