Lobby do Batom é resgatado em podcast: ‘Conhecer a história para resistir à retirada de direitos’

11 de abril, 2023 Marie Claire Por Camila Cetrone

No ano em que a Constituição Federal completa 35 anos, o podcast ‘Jogo de Cartas’ narra a trajetória das mulheres que se mobilizaram para fazer os direitos das mulheres constarem na legislação mais importante do Brasil. Articulação abriu caminho para participação política e criação de leis específicas, como a Lei Maria da Penha, mas teve história apagada

Durante o período de redemocratização brasileira, na década de 1980, um grupo suprapartidário de mulheres legisladoras e ativistas se mobilizou para que pudessem participar da elaboração do texto que deu forma à Constituição Federal de 1988. O movimento ganhou o nome de Lobby do Batom, que lutou para garantir que pautas caras para as mulheres e que visam a equidade de gênero – como licença-maternidade e ampliação de direitos – fossem incluídas na legislação mais importante do país, que completa 35 anos em 2023.

A história, atuação e legado dessas mulheres foi por muito tempo apagado, e agora é tema central de “Jogo de Cartas”, podcast original da Deezer produzido pelo Instituto Update e pela Rádio Novelo – a mesma produtora que assina “Praia dos Ossos”, que destrincha o feminicídio de Ângela Diniz. A série completa já está disponível na plataforma.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas