O que é importunação sexual e como reconhecer o abuso?

violência-sexual

Getty Images

02 de maio, 2023 Vogue Por Laís Franklin

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que, a cada 10 minutos, uma pessoa tem o corpo tocado sem consentimento no Brasil. Aqui, a advogada especialista em crimes de gênero Fayda Belo e a promotora de Justiça Silvia Chakian ampliam esse debate e apontam caminhos para denúncia

Quantas violências cotidianas cabem na vida de uma mulher? A expulsão de dois homens no maior reality show do país e, mais recentemente, o depoimento da filha do Arlindo Cruz que foi vítima de importunação sexual reacendeu o debate digital sobre assédio.

Aconteceu com Dania Mendez, aconteceu com Flora Cruz, aconteceu comigo e com 45% das mulheres deste país. Segundo pesquisa recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 10 minutos, uma pessoa tem o corpo tocado sem consentimento em local público. A cada 10 minutos, uma mulher é violentada sexualmente no Brasil. Mas afinal: como reconhecer um abuso? Por que, na maioria das vezes, as vítimas se sentem culpadas pelo ocorrido? Quais são os canais de denúncia para casos de importunação sexual, assédio ou estupro? Para responder a essas e outras perguntas urgentes, conversamos com a advogada especialista em crimes de gênero Fayda Belo e com a promotora de Justiça Silvia Chakian.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas