Ciranda Lilás no Salão Internacional do Livro de Suzano – SP, 13 a 22/04/2012

13 de abril, 2012

Entre os diversos espaços temáticos que compõem o Salão Internacional do Livro de Suzano, promovido pela Prefeitura de Suzano, está a Ciranda Lilás –  Espaço Gênero e Raça/Etnia, uma realização do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos e da Articulação de Mulheres do Alto Tietê.

Nesse espaço acontecem rodas de conversas, exposições, espetáculos e lançamentos em que escritoras/es, blogueiras/os, atrizes, contadoras de histórias e outras convidadas/os falam sobre suas experiências com temas e questões que afetam as mulheres e as populações afrodescendentes e indígenas, em diálogo com o público presente.

O Salão do Livro tem como patrono Paulo Freire e homenageada a escritora negra Carolina Maria de Jesus. Seu objetivo também é contribuir para a execução de políticas públicas de incentivo à leitura, formação de novos leitores e democratização do acesso às publicações.

Veja o que aconteceu na Ciranda Lilás

Diferenças, cores e amores

VANESSA MERIQUE é jornalista e contadora de histórias em locais diversos, como livrarias, centros culturais e bibliotecas. É autora dos livrosGalinda, uma mãe muito especialeMágica na Loja de Tintas.

Respeito acima de tudo! Conversando sobre Diversidade Sexual

valeriamelki2_14042012

VALÉRIA MELKI BUSIN é psicóloga (USP), mestre em Ciências da Religião (PUC/SP) e doutoranda em Psicologia Social (USP). É escritora, com títulos publicados pelas editoras GLS, Scipione e CDD. Integra a equipe de coordenação da ONG feminista Católicas pelo Direito de Decidir.

 

ileaferraz1_14042012

Monólogo musical: O Cheiro da Feijoada

ILÉA FERRAZ é atriz, diretora, produtora e artista plástica. Atuou nas novelas A Padroeira (Rede Globo), Xica da Silva (Manchete), Helena (Rede Manchete) e Pacto de Sangue (Rede Globo). Dirigiu curtas-metragens, espetáculos e peças de teatro. Ilustrou livros infanto-juvenis. “O Cheiro da Feijoada” (texto de Thomas Bakk, roteiro adaptado e direção de Iléa Ferraz) já foi apresentado em Luanda e Benguela (Angola), em 2009.

denisecarrera_15042012

Lendas africanas para crianças

DENISE CARREIRA é jornalista, mestre em educação (Faculdade de Educação da USP) e Relatora Nacional pelo Direito à Educação. Atualmente coordena o Programa Diversidade, Raça e Participação da ONG Ação Educativa, que defende cotas para negros nas universidades. É autora do livro de contos infantis Lendas Africanas: e a força dos tambores cruzou o mar (Salesiana, 2011).

schumaschumaher1_15042012
Reescrevendo a história das mulheres


SCHUMA SCHUMAHER
é escritora, educadora social e militante feminista. Coordenadora do Projeto “Mulher, 500 Anos Atrás dos Panos”, é co-autora do Dicionário Mulheres do BrasilAbrealas, Um Rio de MulheresGogó de EmaMulheres Negras do Brasil (Prêmio Jabuti 2008).

 

sergiobarbosa300_15042012

Reeducar homens para a não-violência

SÉRGIO FLÁVIO BARBOSA é filósofo. Professor nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP), é coordenador do Projeto de Responsabilização de Homens Autores de Violência Contra a Mulher.

 

lucia_1

Negritude e diversidade

MARIA LÚCIA DA SILVA é psicóloga clínica, especializada em trabalhos de grupos com ênfase em gênero e raça. Coordenadora do Núcleo Psicoterapêutico do Instituto AMMA Psique e Negritude, é integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e Empreendedora Social da Ashoka.

 

conceiao_evaristo_1

A voz de uma mulher negra em prosa e poesia

CONCEIÇÃO EVARISTO é autora, entre outras obras, de Becos da Memória (Mazza, 2006) e Poemas da recordação e outros movimentos (Nandyala , 2008). Além de suas contribuições para a sérieCadernos Negros, seu livro mais conhecido é Ponciá Vicêncio(Mazza, 2003), romance afro-brasileiro, que fala da identidade negra em uma prosa extremamente poética.

junia_1


Cronista do cotidiano

JÚNIA PUGLIA é ex-funcionária de carreira da ONU e mora em Brasília. Escreve crônicas há alguns anos e há poucos meses começou a publicá-las no blog Nota de Rodapé, às sextas-feiras, onde mantém a coluna “De um tudo”.

 

vera_e_hugo_4De Peito Aberto: uma campanha de mobilização e conscientização


VERA GOLIK
é jornalista e escritora. Foi editora das revistas Nova, Vogue e Elle e atualmente colabora com as principais revistas femininas e sites do país. É autora dos livros: De Peito Aberto, a autoestima da mulher com câncer de mama, uma experiência humanista (2010, Alaúde); Corpo de Mulher: o prazer de conhecer (Terra Virgem, 2000); Tudo o que você precisa saber sobre celulite para ficar de bem com o seu corpo(Senac, 1995/2012); e outros.
HUGO LENZI é sociólogo e fotógrafo. Além de realizar trabalhos fotográficos para inúmeras agências de publicidade, teve trabalhos publicados em diversas revistas femininas e de moda. Em 2000, lançou, com Vera Golik, o livro Corpo de Mulher: o prazer de conhecer. Desde 2002 ministra palestras direcionadas a mulheres, abordando os temas da Beleza e Autoestima e Participação Social e Política.

P4220875

Uma blogueira pela igualdade étnico-racial e de gênero

CONCEIÇÃO OLIVEIRA é historiadora formada na FFLCH/USP, com especialização pela Unicamp. Atua principalmente com os seguintes temas: ensino de história (metodologia e prática), história africana e afro-brasileira, educação para a igualdade étnico-racial, gênero e diversidade. Prêmio Jabuti 2005 e 2008 na categoria Didático e Paradidático Ensino Fundamental e Médio. É blogueira e mãe da Marina.

Mais informações sobre o Salão Internacional do Livro de Suzano acesse http://www.suzano.sp.gov.br/livro/

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas