26/04/2012 – Nova presidenta da Funai dará prioridade à qualidade de vida das mulheres indígenas

26 de abril, 2012

(Agência Brasil) Prioridade às políticas que valorizem a qualidade de vida das mulheres indígenas e o começo das obras da nova sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) foram apontadas no último dia 26 pela nova presidenta da instituição como metas de sua gestão. A antropóloga Marta do Amaral Azevedo tomou posse nesta quinta-feira.
Ela é a primeira mulher a assumir o comando da Funai. Na cerimônia de posse, Marta disse que dará continuidade às políticas implementadas na gestão anterior, por Márcio Meira, e que as obras da nova sede começarão ainda este ano. “Já está previsto, no Orçamento deste ano, o recurso para a edificação da nova sede da Funai. Em breve, teremos toda a estrutura que precisamos para fazer um bom trabalho”.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, disse que Marta tem todas as qualidades para comandar a Funai e destacou que o cargo de presidente da fundação é um dos mais “difíceis de se comandar na República”. “São séculos de opressão contras os índios, são muitos conflitos, pressões da sociedade, do Congresso [Nacional], da mídia. É preciso ter muita coragem, respeito e habilidade para ocupar esse cargo, e estes dois possuem essas qualidades”, disse Cardozo, fazendo menção também a Meira, que agora é assessor no Ministério da Educação.

Acesse em PDF: Nova presidenta da Funai dará prioridade à qualidade de vida das mulheres indígenas (Agência Brasil – 26/04/2012)

Leia também o Documento Final da II Kunã Aty Guasu – Grande assembleia de mulheres indígenas, que contou com mais de 400 participantes, entre elas, parteiras, rezadoras, artesãs, agentes de saúde, professoras e outras lideranças, de 25 a 29 de abril de 2012, na aldeia Jaguapiru – Dourados (MS) – Mulheres Guarani Kaiowá do MS buscam seus direitos (Cimi – 01/05/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas