27/04/2012 – Jovens empreendedores sociais serão premiados no encontro ‘Soluções PositHIVas’

27 de abril, 2012

(Adital) Neste sábado (28), será realizado, em São Paulo (SP), o encontro “Soluções PositHIVas”, que apresentará os 14 projetos brasileiros vencedores da campanha “Juventude e HIV/Aids: Assuma a Liderança!”, desenvolvida pela Geração MudaMundo e a MTV América Latina, com o apoio da MAC Aids Fund Internacional, NEPAIDS e Viração. No total, a campanha escolheu 50 projetos de toda a América Latina.

Promovido pela Ashoka, MTV e MAC Aids Fund, o encontro deste sábado tem o objetivo de apoiar e dar visibilidade aos projetos elaborados por jovens empreendedores brasileiros, que tiveram como foco a prevenção e o combate à epidemia de HIV/Aids entre jovens e adolescentes na América Latina. Os idealizados receberam um financiamento-semente de até R$ 1.200,00 para executarem seus projetos por nove meses.

Na ocasião, os jovens também mostrarão como funciona a rotina dos projetos e os resultados já alcançados com estas iniciativas de combate ao vírus HIV. “Os jovens que participaram com esses projetos, são jovens empreendedores sociais, eles fizeram esses projetos por vontade de quererem transformar o mundo”, afirma Gustavo Loiola, um dos organizadores do encontro “Soluções PositHIVas”. Segundo a organização do evento, são esperadas cerca de 200 pessoas, no Projeto Quixote, local onde acontece o encontro.

De acordo com ele, a expectativa “é que o evento seja um espaço de interação, com conversas sobre as ideias de combate ao HIV que estão ocorrendo, e as que estão sendo pensadas pelos jovens”. “Nós queremos mostrar o papel da juventude nessa temática”, enfatiza.

Durante o encontro “Soluções PositHIVas” haverá ainda a exibição do documentário “Viralistas”, produzido pela MTV América Latina, que apresenta práticas de jovens da América Latina, no combate ao HIV/AIDS utilizando estratégias de intervenção que podem ser oficinas de moda, atividade esportivas, bem como a construção de materiais educativos. Também serão realizadas oficinas, onde os jovens premiados contarão sobre os seus projetos, e ainda serão debatidas as atuações dos jovens na luta contra o HIV/AIDS.

 

Jovens e HIV

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2008, existiam cerca de cinco milhões de casos de AIDS no mundo, sendo os jovens o grupo de maior risco. Na América Latina estima-se que cerca de 750 mil jovens vivam com o vírus HIV.

Para mais informações: http://www.ashoka.org.br/

Acesse em pdf: Jovens empreendedores sociais serão premiados no encontro ‘Soluções PositHIVas’ (Adital – 27/04/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas