08/05/2012 – Chile: Serviço da Mulher lança campanha para que mães adolescentes sigam na escola

08 de maio, 2012

(Karol Assunção, da Adital, com informações do governo do Chile) Não te percas, segue adiante. Este é o nome da campanha lançada em abril passado pelo Serviço Nacional da Mulher (Sernam), no Chile, para reduzir o número de desistência escolar por causa da gravidez na adolescência. De acordo com informações do Serviço, a cada ano, 40 mil jovens chilenas ficam grávidas.

Com a gravidez, muitas abandonam os estudos. Segundo o Governo do Chile, “80% das mães adolescentes deixam seus estudos”. Em 2009, por exemplo, 39.240 adolescentes deixaram a escola por causa da gravidez ou da maternidade. Entre os meninos, somente 1.980 haviam abandonado as aulas por razão da paternidade.

A ministra da Sernam, Carolina Schmidt, ainda apontou que “depois de dois anos [de ter seu primeiro filho] 60% são mães pela segunda vez, com a perpetuação do ciclo da pobreza que isso significa”. Isso porque, como não seguem com os estudos, as jovens mães têm mais dificuldades em conseguir um trabalho.

De acordo com a ministra, a iniciativa Não te percas, segue adiante é justamente para ajudar as adolescentes que já são mães com o objetivo de que elas sigam os estudos. “Este programa entrega apoio para que elas possam seguir seus estudos e os compatibilizem com a criação de seus filhos. Ademais, entrega ferramentas emocionais que dão segurança e autoestima para continuar com os estudos e optem por um trabalho ou profissão para oferecer adiante a seus filhos”, destacou no sítio eletrônico do Governo.

Algumas mães adolescentes chilenas já participam do programa Maternidade Adolescente, iniciativa de apoio à maternidade desenvolvida pelo Serviço Nacional da Mulher. O programa trabalha com meninas grávidas ou que já são mães e que têm entre 11 e 18 anos de idade.

Com oficinas educativas e formativas, visitas domiciliares, e intervenções individuais, o programa tem o objetivo de “intervir com a intenção da reinserção escolar e social, assegurar o bom cuidado de seus filhos e a sã construção do vínculo e apego, contribuir à prevenção de uma segunda gravidez, apoiar a construção de um projeto de vida e contribuir para o exercício da corresponsabilidade, integrando o pai nos processos de gravidez, parto, criação e educação do filho/a”.

As adolescentes permanecem no programa por no mínimo 14 meses e recebem ajuda de psicólogas/os, trabalhadoras/es sociais, matronas e monitores/as.

Acesse em pdf: Serviço da Mulher lança ação para que mães adolescentes sigam na escola (Adital – 08/05/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas