16/05/2012 – Pesquisa revela que apenas um terço dos brasileiros tem internet em casa

17 de maio, 2012

(Sandra Passarinho, do Jornal da Globo-RJ) No Distrito Federal é onde mais se usa a internet em casa. Em seguida, aparecem São Paulo e Rio de Janeiro. A pequisa foi feita pela FGV

O Brasil avançou bastante no uso da internet e hoje um terço da população está conectada na rede. Mas continua grande o desafio da inclusão digital: segundo a pesquisa, muita gente nem sabe usar a rede.

Quando o assunto é internet em casa, o Brasil está na média mundial. Foi o que revelou a pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas depois de um mapeamento em 158 países. O Brasil aparece posição de número 63, com 33% dos moradores conectados. Em 2001, eram 8%.

Apesar do avanço, estamos bem longe do primeiro colocado: a Suécia, com 97% das pessoas conectadas. No outro extremo do ranking estão países do continente africano. Por aqui, o desafio da inclusão digital ainda é grande.

Quase 65% dos entrevistados responderam não ter usado a internet nos últimos três meses. Os motivos: não acharam necessário, ou não tiveram acesso a computador ou não sabem usar a rede.

“A inclusão digital ela não pode ser somente através da distribuição de computadores. Inclusão digital é você também capacitar e treinar as pessoas que vão fazer uso daquele material, daquele produto”, fala o coordenador do Comitê para Democratização da Informática, Rafael Botelho.

Segundo a pesquisa, em 18 municípios de quatro estados brasileiros registraram zero de acesso: Amapá, Pará, Piauí e Maranhão, e é no Distrito Federal onde mais se usa a internet em casa. Em seguida, aparecem São Paulo e Rio de Janeiro.

Muita gente que não tem essa facilidade de acesso põe a culpa nos preços da banda larga e aí a saída é procurar a internet na rua. Mais de 35% dos internautas usam a rede fora de casa nos locais públicos de acesso pago, segundo a pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. A professora Mariza Lobo tem internet em casa, mas não abre mão da lan house. “Você em casa com seu computador é muita coisa muito solitária. A gente encontra pessoas, bate papo, joga, o que tiver que fazer”.

Assista ao vídeo da reportagem

Acesse em pdf: Pesquisa revela que apenas um terço dos brasileiros tem internet em casa (Jornal da Globo – 16/05/2012)

Leia também:

20/05/2012 – Não basta o acesso; é preciso educar para a inclusão digital
‘Olhando a média nacional, o principal motivo da exclusão é a falta de interesse (33%), seguido pela incapacidade de usar a internet (31%). Ambos decorrem dos problemas educacionais vigentes’, escreve Marcelo Neri, professor da FGV

15/05/2012 – Internet é a mídia mais consumida no Brasil e mulheres são maioria, aponta estudo

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas