18/05/2012 – Comissão do senado aprova projeto que prevê aborto de fetos anencéfalos

18 de maio, 2012

(Folha de S.Paulo) A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou projeto que prevê a interrupção da gravidez em casos de fetos sem cérebro, mas condiciona sua realização se a anencefalia for diagnosticada por três médicos que não integrem a equipe responsável pelo aborto.

O projeto ainda precisa tramitar por outras duas comissões do Senado e depois pela Câmara para virar lei.

Em abril, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a interrupção de gravidez no caso de fetos com anencefalia comprovada não é crime.

Mas não estabeleceu regras para a interrupção da gravidez, que ficaram a cargo do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Por esse motivo, os integrantes da comissão decidiram levar o projeto adiante para incluir, na legislação, as regras para a realização do aborto.

O texto da comissão do Senado difere das normas do CFM publicadas na segunda no “Diário Oficial” da União, que diz que a anencefalia deverá ser atestada por pelo menos dois médicos, com base em exame de ultrassom.

Acesse em pdf: Comissão aprova projeto que prevê aborto de fetos anencéfalos (Folha de S.Paulo – 18/05/2012)

Leia também:

conselho_federal_medicina
14/05/2012 – Conselho de Medicina define critérios para interrupção de gravidez de fetos anencéfalos
Segundo as novas regras, o aborto só deve ocorrer depois que for feito um exame ultrassonográfico detalhado e assinado por dois médicos. A cirurgia para interromper a gravidez deve ocorrer em local com estrutura adequada
jornaisenrolados130
Veja a cobertura de um dos julgamentos mais importantes do STF
Acesse uma compilação de reportagens, editoriais, artigos assinados e colunas com as principais opiniões e informações sobre um dos julgamentos mais importantes do Supremo Tribunal Federal, em que a Corte julgou a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental de nº 54 e decidiu, por 8 votos a 2 (veja como votou cada ministro/a), pela não-criminalização da interrupção da gestação de feto anencéfalo
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas