24/05/2012 – ‘Marcha das Vadias’ percorrerá neste sábado as ruas das principais capitais do país e do exterior

24 de maio, 2012

marchadasvadias(Yahoo Notícias, com informações da Agência Globo) Mulheres não podem ser responsabilizadas ao serem vítimas de estupro e violência sexual. Com esse lema, a “Marcha das Vadias” sairá neste sábado,às 13h, do posto 4 da Praia de Copacabana até a 12ª Delegacia de Polícia, na Rua Hilário de Gouveia. Pela primeira vez, o protesto será feito simultaneamente também em outras capitais do país, como São Paulo, Macapá, Belém, Salvador, Curitiba e Porto Alegre, e do exterior, como em Toronto, no Canadá.

As idealizadoras do evento afirmam que a culpa por estupros e violência sexual não pode ser atribuído às mulheres por causa de suas roupas, comportamento ou estilo de vida. Segundo um estudo do Instituto de Segurança Pública, em 2010 o percentual de mulheres vítimas de estupro em todo o estado no total de casos, 81,2%, corresponde ao maior já registrado desde 2006. Segundo outros dados do mesmo instituto, só no mês passado foram registrados 137 estupros na capital.

Para uma das organizadoras do evento, Daniela Montper, de 30 anos, há uma cultura popular de culpar a vítima.

– Isso é um absurdo porque os dados motram que a maioria dos casos de abuso sexual acontece por conhecidos e com menores de idade, o que mostra que as roupas não têm a ver. O uso de roupas curtas não é justificativa e nem convite para o estupro. A reação nas redes sociais ao depoimento da Xuxa no Fantástico é um exemplo disso. Ela foi abusada, teve a coragem de ir à tv falar e as pessoas ainda a culpam por isso. Esse julgamento é algo muito distorcido, em que a vítima é que passa a ser condenada.

A primeira Marcha das Vadias foi organizada em fevereiro de 2011 por estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá, após um policial, em palestra sobre segurança no campus, ter sugerido que as estudantes do sexo feminino deveriam se vestir mais comportadas para não serem vítimas de estupro e assédio sexual.

Marchas semelhantes já foram realizadas em cidades de vários países, como México, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Holanda, Suécia, Argentina e até mesmo na Índia.

Acesse em pdf: 
Paulista terá Marcha das Vadias hoje às 13h (O Estado de S. Paulo – 26/05/2012)
‘Marcha das Vadias’ percorrerá as ruas de Copacabana neste sábado (Yahoo Notícias – 24/05/2012)
Marcha das Vadias espera reunir mais de 5 mil pessoas no DF (R7 Notícias – 25/05/2012)
Grande Recife: Segunda edição da Marcha das Vadias neste sábado (JC Online – 25/05/2012)

Veja os horários e locais

Brasília lança série de cartazes para a Marcha das Vadias

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas