03/06/2012 – Milhares protestam na Turquia contra mudanças em lei do aborto

03 de junho, 2012

manifestacaoistambul300_bulentkilic_francepresse(Folha.com, com informações da Reuters em Istambul) Milhares de pessoas foram para as ruas de Istambul neste domingo protestar contra os planos do primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, de formular uma nova lei para o aborto, uma prática que ele classificou como “assassinato”.

Mulheres de todas as idades carregavam cartazes com slogans como “meu corpo, minha decisão”e “eu sou uma mulher, não uma mãe. Não toque meu corpo”.

Erdogan desencadeou descontentamentos de grupos de mulheres e da oposição no fim de semana passado, quando atacou o aborto e partos por cesariana, classificando-os como planos secretos para interromper o crescimento econômico do país.

Na terça-feira (29), o primeiro-ministro anunciou que seu partido estava preparando um projeto de lei sobre o aborto, mas não deu detalhes.

O aborto até a 10ª semana de gestação é legal na Turquia desde 1983.

Acesse em pdf: Milhares protestam na Turquia contra mudanças em lei do aborto (Folha.com – 03/06/2012)

Saiba mais:
“O partido governista Justiça e do Desenvolvimento (AKP, sigla em turco), de orientação islamita moderada, propõe a redução do prazo para quatro semanas, na tentativa de reduzir o número de abortos no país. (…) Na semana passada, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, comparou o aborto a um assassinato e afirmou que segue o mesmo preceito de movimentos anti-aborto nos Estados Unidos e no ocidente. O primeiro-ministro, que tenta estimular as mulheres turcas a terem pelo menos três filhos, afirmou ainda que o aborto atua como um plano secreto contra o crescimento econômico do país.” – Mulheres turcas protestam contra mudança na lei do aborto (Veja.com – 03/06/2012)

Mulheres protestam contra PL sobre o aborto (Band.com – 03/06/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas