15/06/2012 – Evento ‘Regula, Dilma!’ lança plataforma por novo Marco Regulatório da Comunicação

15 de junho, 2012

(Agência Pulsar) Foi lançada hoje (15) a Plataforma para o novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil. O evento aconteceu na Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, sendo realizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e por outras entidades.

O evento, intitulado “Regula Dilma!”, promoveu um debate para discutir estratégias, definir o calendário de implementação da campanha e apresentá-la às entidades ainda não envolvidas. A ideia, segundo Bia Barbosa, do Coletivo Intervozes, é construir uma campanha para ser lançada no dia 27 de agosto, quando o Código de Comunicação Brasileiro completará 50 anos. A campanha tem uma previsão de ser realizada a médio ou longo prazo, buscando dialogar com a população nos seus mais diversos pontos.

Uma das principais preocupações do movimento é a ausência de diversidade e pluralismo dos meios de comunicação, que ainda não possuem mecanismos de regulação democrática e instrumentos de participação social. Rosane Bertotti, da CUT, ressaltou o caráter de censura dado pela grande mídia quando os movimentos reivindicam o controle social da mídia. Segundo ela, a mídia inverte o debate e não coloca a liberdade de expressão como um direito de todas e todos.

Outro ponto ressalto pelos debatedores foi a relação da Cúpula dos Povos com a Conferência Oficial da ONU, a Rio +20. Para Rita Freire, do Coletivo Ciranda, é preciso enfrentar a simpatia com que o debate acerca da economia verde da ONU chega à população. Segundo ela é preciso disputar esta concepção e denunciar que o discurso oficial traz a mercantilização da natureza.

Além de Rosane Bertotti e Rita Freire, também fizeram parte da mesa Jacira Melo, da Agência Patrícia Galvão, Sérgio Mamberti, representando o Ministério da Cultura, Ivan Moraes, do Centro de Cultura Luiz Freire, Márcio Patrucio, do Clube de Engenharia e João Brant, do Coletivo Intervozes. Ao final da atividade, a Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub) apresentou oito spots para colaborar na campanha abordando temas como concentração da mídia, legislação, direitos humanos e ampliação da banda larga, entre outros. (pulsar)

Audios disponíveis:
Bia Barbosa fala sobre relação de Liberdade de Expressão e Justia Social e Ambiental: 1min e 1 seg. (484 KB) arquivo mp3
Bia fala do lançamento oficial da campanha e seus desdobramentos: 43 seg. (339 KB) arquivo mp3

Acesse em pdf: “Regula, Dilma!” mobiliza por novo Marco Regulatório da Comunicação (Agência Pulsar – 15/06/2012)

Indicação de fontes:

Beatriz Barbosa
– jornalista integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
11 3877.0824 / 8151-0046 – [email protected]

Jacira Melo – mestre em ciências da comunicação e diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão – Mídia e Direitos
11 3285.4951 / 3266.5434 / 9212.3691 – [email protected]

Rosane Bertotti
– coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e diretora da Central Única dos Trabalhadores – CUT
51 3213.4020 – [email protected]

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