18/06/2012 – Reação à tentativa da Anatel de fechar a Rádio Cúpula

18 de junho, 2012

(Ciranda de Comunicação Compartilhada) Anatel tenta fechar Rádio Cúpula: Segundo a Anatel, a rádio estaria ameaçando aviões que sobrevoam a área. Um cerco de resistência realizada pelos coletivos organizadores da rádio e pelas pessoas que estavam no local, fez os agentes do órgão desistirem da ação. Saiba mais

Repúdio à Anatel pela censura à Rádio Cúpula: A agência mais uma vez desrespeita o interesse público e a liberdade de expressão e age de maneira truculenta ao fechar a Rádio Cúpula neste domingo, na Cúpula dos Povos, no Rio. Leia nota de repúdio do Instituto Telecom, representante da sociedade civil no Conselho Consultivo da Anatel


Veja a cobertura da imprensa:

(G1) Manifestantes se reúnem na tarde deste domingo (17) em frente à tenda da Rádio Cúpula, que está montada na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para evitar que a rádio seja fechada.

De acordo com Arthur William, da Associação Mundial de Rádio Comunitária, representantes da Anatel estiveram no local para fazer uma busca e apreensão dos equipamentos da rádio, que é comunitária. Segundo ele, os agentes não traziam documentos e, por isso, a rádio não foi fechada.
“Eles não têm respaldo legal para fazer isso, segundo a Defensoria Pública da União”, disse William.
A manifestação chamou atenção de quem passava pelo local. Policiais militares acompanham o protesto.

Leia em PDF: Protesto quer impedir fechamento de rádio comunitária no Aterro (G1 – 17/06/2012)
Assista às reportagens:
Anatel interrompe funcionamento da rádio comunitária da Cúpula dos Povos (Jornal Globo News – 18/06/2012)
Anatel tira do ar rádio na Cúpula dos Povos (Bom Dia RJ – 18/06/2012)


Leia também:

‘Hoje as informações davam conta de que a Rádio conseguiu liberação para funcionamento. Diante da ameaça de fechamento da Rádio Cúpula, que atende aqueles que não podem participar pessoalmente das atividades, homens e mulheres tentaram bloquear a entrada da Polícia e dos funcionários da Anatel nas dependências da Rádio para assegurar o direito à comunicação. Quando os policiais e funcionários da Anatel perguntaram quem era o responsável pela Rádio todos os manifestantes levantaram a mão. Até o final da tarde de ontem, a situação estava sendo discutida com os representantes legais da Rádio.’ – Agência Nacional de Telecomunicações tenta fechar a ‘Rádio Cúpula’ (Adital – 18/06/2012)

Conheça a grade de programação da Rádio Cúpula: http://cupuladospovos.org.br/wp-content

Veja a Rádio Cúpula em ação:
planeta_lilas_1 planetalilasnaradiocupula260

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas