29/06/2012 – Salário de brancos é o dobro do recebido por negros

29 de junho, 2012

(R7 Notícias) A faixa salarial e condição dos brancos no mercado de trabalho continuam mais favoráveis do que para negros e pardos. As diferenças são mais evidentes na região Sudeste. É o que indica o censo divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base nos números apurados em 2010 nas grandes regiões do Brasil.

De acordo com o levantamento, os brancos recebem duas vezes mais do que os negros e 2,1 a mais que os pardos. Nas demais regiões, o censo indicou 1,7 a 1,8 na proporção de melhores condições aos brancos em relação aos demais grupos.

A explicação está ligada, especialmente, ao número de pessoas que moram na mesma casa, por exemplo.

Confira também:
Censo ponta que deficiêntes têm baixa instrução
Maior pencentual de deficientes estão entre negros e amarelos

O estudo mostra ainda que há melhores oportunidades de contratação para brancos do que para negros e pardos – um cenário não muito diferente do que ocorreu em levantamentos anteriores.

A população que se declara de cor ou raça branca que trabalha com carteira profissional assinada é 3% maior do que para negros (0,6%) e para pardos (0,9%). A diferença também entra para o grupo que possui conta bancária: 22,5% dos brancos têm ligação com instituições financeiras, contra 18,1% dos negros e 20,7% dos pardos.

Os donos de empresas que se declaram de cor ou raça branca também têm significativa diferença de desigualdade: são 3% de empregadores brancos, 0,6% negros e 0,9% pardos.

rendimentosbrancosnegros600_ibgedemografico2010

Acesse em pdf: Salário de brancos é o dobro do recebido por negros e pardos (R7 Notícias – 29/06/2012)

Leia mais:
O Censo reafirma: no Brasil, é mais fácil ser branco (Blog do Sakamoto – 29/06/2012)
Resultado do Censo reanima debate sobre cotas raciais (Blog do Roldão Arruda – 02/072012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas