I Simpósio Nacional de Saúde da População Negra – SC, 15 e 16/07/2012

09 de julho, 2012

(SGEP) Saúde da população negra em debate durante Simpósio Nacional em evento que antecipa discussões do Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

Acontece em Florianópolis (SC), nos dias 15 e 16 de julho, o I Simpósio Nacional de Saúde da População Negra. O objetivo é criar parcerias com os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros, promover e aprofundar prioridades e resultados de pesquisas no campo da saúde desta população e fomentar a implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra (PNSIPN).

O evento reunirá equipes da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Apoio à Gestão Participativa (Dagep); representantes do Ministério da Educação, dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neabs), representantes do Comitê Técnico de Saúde da População Negra (CTSPN), dos movimentos sociais, dos quilombolas e da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra do Conselho Nacional de Saúde (CISPN/CNS).

Como parte da dinâmica do Sistema Único de Saúde, a PNSIPN prevê o desenvolvimento de ações e estratégias de identificação, abordagem, combate e prevenção do racismo institucional, seja no ambiente de trabalho, nos processos de formação e mesmo na educação permanente de profissionais. A esta ação soma-se a necessidade de investir na difusão do conhecimento sobre a temática.

Pesquisa – Também em Florianópolis, de 16 a 20 de julho, acontecerá o VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as): os Desafios da Luta Antirracista no Século XXI. O evento é realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras. Dentre os mais de 100 grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que atuam no campo da Saúde Coletiva, hoje, somente seis desenvolvem estudos sobre Saúde da População Negra.

“Participar deste momento implica ampliar as linhas de ação da gestão participativa e apoiar a formação de atrizes e atores para o controle e a mobilização dos movimentos sociais pelo direito à saúde. Vamos promover e aprofundar prioridades e resultados de pesquisas no campo da Saúde da População Negra de forma a fomentar a implementação da PNSIPN”, afirma Reginaldo Chagas, coordenador de Apoio à Educação Popular e à Mobilização Social, do Ministério da Saúde.

Ações – Uma das metas do Ministério da Saúde até 2014 é implantar, em todos os estados, o teste do pezinho para a identificação precoce da Anemia Falciforme, que atinge principalmente a população negra. Anualmente, três mil crianças nascem com doença falciforme no Brasil. Por ano, cerca de 2,5 milhões de recém-nascidos têm acesso ao exame pelo SUS – há 16,2 mil postos de coleta para teste do pezinho e 33 serviços de referência.

Em 2011, na ocasião do Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, comemorado em 27 de setembro, o ministro Alexandre Padilha e a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros assinaram um acordo que assegura a adesão do Ministério da Saúde à campanha Igualdade Racial é Pra Valer. A assinatura do acordo também visa a impulsionar ações no SUS para o enfrentamento do racismo. O termo foi assinado durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), instância de gestão do SUS que reúne representantes das esferas de governo federal, estadual e municipal.

Acesse em pdf: Saúde da população negra em debate durante Simpósio Nacional (SGEP – 09/07/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas