05/09/2012 – Rio Grande do Sul terá teste rápido de HIV e sífilis no pré-natal

06 de setembro, 2012

(Jornal Agora) Nos próximos dois meses, 95 municípios do Estado passarão a oferecer o teste rápido de HIV e sífilis durante o pré-natal através do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses municípios são considerados prioritários, pois foram onde se registraram os 640 casos de sífilis congênita no último ano, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O objetivo é que o exame seja feito logo na primeira consulta. O procedimento é efetuado por meio de uma única punção na ponta do dedo e oferece resultado em apenas 30 minutos. Com o diagnóstico precoce e o tratamento a tempo, as chances de a mãe infectar a criança caem para menos de 1%. Além disso, quando a testagem na mãe der positivo, o parceiro também poderá fazer a verificação.
O coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, Ricardo Charão, ressalta que esse plano de enfrentamento explica-se pelo grande aumento no número dos casos nos últimos cinco anos, já que em 2006 foram diagnosticados 241 casos. “Através do diagnóstico precoce e início do tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo SUS, maiores são as chances de evitar que a doença seja transmitida para o feto, o que configura a sífilis congênita”, ressalta Ricardo.
Para a implantação do teste, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizará  capacitações nos municípios, já que os exames serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde, onde a gestante é acompanhada durante o pré-natal. Os municípios do Interior receberão o treinamento em outubro. Após passarem pelas capacitações, os municípios já estarão aptos a oferecer o teste.
Entre os municípios da região que passarão o oferecer o teste rápido estão Rio Grande, São José do Norte, Bagé, Camaquã, Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul.

Acesse em pdf: Rio Grande terá teste rápido de HIV e sífilis no pré-natal (Jornal Agora – 05/09/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas