25/10/2012 – Nota da Ministra Eleonora sobre a ascensão do Brasil no Relatório Mundial de Gênero

25 de outubro, 2012

(SPM) É com satisfação que se vê no The Global Gender Gap Report 2012, do Fórum Econômico Mundial de 2012, a posição ascendente do Brasil em relação às mulheres.

Esse relatório, que monitora as disparidades de gênero, informa a mudança ocorrida na posição do Brasil – que, localizado na 82a posição, em 2011, passa para 62a no ranking dos países analisados. O Brasil ascendeu 20 posições nesse índice, atingindo a melhor colocação desde sua criação, há sete anos.

Essa mudança positiva se deve às políticas públicas desenvolvidas no âmbito da participação econômica, do acesso à educação, do empoderamento político e da melhoria das condições de saúde para as mulheres, que foram avaliadas pelo relatório.

O resultado advém de uma fonte externa – Foro de Davos -, que atesta o esforço concentrado do governo da presidenta Dilma por uma cobertura cada vez mais ampla na área da saúde, com diminuição da mortalidade materna; e revela o evidente empoderamento das mulheres. Em 2011, os ministérios liderados por mulheres eram 7%, enquanto que, em 2012, passaram a 27%. São políticas e ações desenvolvidas desde o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apontam um indubitável enfrentamento às desigualdades, e, em particular, as que atingem as mulheres.

 

Acesse em pdf: Nota da Ministra Eleonora sobre a ascensão do Brasil no Relatório Mundial de Gênero (SPM – 25/10/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas