07/11/2012 – Senadores contrários à legalização do aborto são derrotados nos EUA

07 de novembro, 2012

(Uol notícias) Os dois candidatos republicanos que provocaram polêmica ao fazer fortes declarações pró-vida durante as eleições americanas foram derrotados em suas tentativas de chegar ao Senado dos Estados Unidos.

Leia também Voto das mulheres foi decisivo para vitória de Obama

Richard Mourdoch, que concorria ao Senado pelo Estado de Indiana, perdeu para o democrata Joe Donelly por 45% a 48% dos votos, segundo placar da AP.

Todd Akin, que concorria por Missouri, recebeu, até agora, 42% dos votos contra os 51% que a rival democrata Claire McCaskill levou.

Mourdoch é o candidato que provocou polêmica no final da campanha ao dizer durante um debate televisionado que era contra o aborto em caso de gravidez por estupro ou incesto.

“Mesmo quando a vida começa em uma situação horrível como o estupro, isto é algo que Deus quis que acontecesse”, afirmou ele. “A única exceção que eu tenho para fazer um aborto é em caso de risco da vida da mãe”, completou. Mourdoch recebeu apoio declarado do candidato republicano à Presidência, Mitt Romney.

Romney manteve-se ao lado do colega de partido, que é o tesoureiro do Estado e era o favorito do movimento conservador Tea Party, mesmo depois das declarações.

O ultraconservador Todd Akin disse em agosto que que o corpo das mulheres tem maneiras de se prevenir contra a gravidez em casos que ele chamou de “estupro legítimo”. O candidato republicano havia causado consternação ao declarar: “Pelo que eu ouço da boca dos médicos, a gravidez após um estupro é muito rara (…). Se for um verdadeiro estupro, o corpo da mulher tenta por todos os meios bloquear tudo isso”.

Desde então, o Missouri se tornou o epicentro de uma batalha nacional pelo voto das mulheres. Akin, que liderava com folga a disputa, degringolou logo depois da polêmica.

 

Acesse em pdf: Senadores que provocaram polêmica ao comentar aborto são derrotados nos EUA (Uol notícias – 07/11/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas