20/12/2012 – Dilma destaca pioneirismo da primeira mulher oficial-general nas Forças Armadas

20 de dezembro, 2012

(Agência Brasil) A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (20) da cerimônia de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos, entre eles a integrante da Marinha, Dalva Maria Carvalho Mendes, primeira mulher a alcançar o posto de oficial-general nas Forças Armadas. Dilma destacou a conquista de Dalva e o atual incentivo ao ingresso das mulheres na carreira militar.

“Não poderia deixar de registar que, pela primeira vez, uma mulher ascende à patente de general demonstrando que também nas Forças Armadas patriotismo e profissionalismo independem de distinções de gênero. Isso será cada vez mais evidente agora que o ingresso das mulheres nas carreiras militares passou a ser estimulado por novas regulamentações”, disse a presidenta.

Dilma Rousseff saudou os demais promovidos. “O Estado brasileiro confia que com o discernimento e o sentido de compromisso que tem demonstrado em suas carreiras, vocês farão as escolhas mais sensatas e tomarão as decisões mais sábias para que a defesa de nosso país siga em boas mãos”.

Em entrevista a jornalistas, a oficial-general Dalva disse que a ascensão é de extrema importância e responsabilidade. “Nós, brasileiras, mostramos nossa capacidade e méritos com diplomacia, com amor, de forma tranquila, e chegamos lá também. Só tem 80 anos que começamos a votar, então, é um caminho muito bom”, disse.

Ela foi promovida de capitã de mar e guerra para contra-almirante, terceiro posto mais importante da força. A promoção de Dalva foi assinada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 23 de novembro. Na cerimônia, 22 militares recém-promovidos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica se apresentaram à presidenta e ao ministro da Defesa, Celso Amorim.

Acesse em pdf: Dilma destaca pioneirismo da primeira mulher oficial-general nas Forças Armadas (Agência Brasil – 20/12/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas