16/01/2013 – Lei Maria da Penha é assunto mais acessado no portal do STF

16 de janeiro, 2013

(R7) Matéria mais acessada no site da Corte, em 2012, trata da lei que coíbe violência às mulheres

No ano em que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgou um de seus processos de maior repercussão, o do mensalão (Ação Penal 470), a matéria mais acessada no site da Corte foi sobre a Lei Maria da Penha, que criou, em 2006, mecanismos para coibir a violência contra as mulheres. De acordo com o órgão, a notícia registrou 86.854 acessos.

O texto trata de uma decisão dos ministros do Supremo de que o MP (Ministério Público) pode dar início à ação penal contra o agressor sem necessidade de representação da vítima. No julgamento, que aconteceu no dia 9 de fevereiro, também foi esclarecido que não compete aos Juizados Especiais julgar os crimes cometidos no âmbito da Lei Maria da Penha.

No conjunto total das matérias, entretanto, as que tratavam sobre o julgamento do mensalão inflaram os acessos. Ainda segundo o órgão, as 2.644 notícias publicadas em 2012 registraram 9.324.407 acessos. Do total, 3.109.604 ocorreram no decorrer do julgamento do mensalão.

As sessões plenárias também foram transmitidas ao vivo pelo canal da Corte no Youtube. O vídeo mais acessado foi o do início do julgamento da AP 470, que obteve 23.953 visualizações.

Liberdade provisória e Ficha Limpa

Ainda no ranking das notícias mais acessadas, a segunda e a terceira posições também não ficam com o mensalão. O segundo texto mais acessado em 2012 relata o entendimento dos ministros de que a regra que proibia liberdade provisória a presos por tráfico de drogas é inconstitucional.

A matéria sobre a decisão da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa ficou em terceiro lugar, com 46.212 acessos. Publicado no dia 16 de fevereiro, o texto divulga que os ministros decidiram, por maioria de votos, que a Lei da Ficha Limpa era constitucional e poderia ser aplicada nas eleições de 2012, alcançando atos e fatos ocorridos antes de sua vigência.

 

Acesse em pdf: Lei Maria da Penha supera mensalão em acessos no STF (R7 – 16/01/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas