Lançamento de Programa de Consolidação e Ampliação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres – DF, 13/03/2013

11 de março, 2013

(Agência Patrícia Galvão) O lançamento será presidido pela presidenta Dilma Rousseff e Eleonora Menicucci, ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Data: 13 de março de 2013
Local: Palácio do Planalto – Brasília – DF

Na ocasião, em que também serão comemorados os 10 anos de implantação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, será detalhado o Programa de Consolidação e Ampliação da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que a presidenta Dilma Rousseff antecipou em seu pronunciamento em rede nacional de rádio e TV no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher:

“Passo à terceira medida que anuncio hoje: o governo federal vai instalar em cada estado um moderno centro de atendimento integral à mulher, que contará, entre outros serviços especializados, com o setor de prevenção e atenção contra a violência doméstica, e outro de apoio à mulher, à mulher empreendedora, com ferramentas de estímulo ao pequeno negócio como o microcrédito e a capacitação profissional. O Brasil, como único país emergente onde, nos últimos anos, diminuiu a desigualdade social, tem a responsabilidade de diminuir, ainda com mais rapidez, a desigualdade entre homens e mulheres. E o país que retirou, em dois anos, 22 milhões de brasileiros e brasileiras da miséria, tem que ser um defensor intransigente dos direitos humanos das mulheres. Isso significa, principalmente, intensificar o combate contra os crimes monstruosos, do tráfico sexual e da violência doméstica como estamos fazendo. A violência doméstica, aliás, tem que ser varrida dos nossos lares e do nosso território. Já temos instrumentos poderosos para isso, como a Lei Maria da Penha, que é uma das melhores do mundo. É preciso, agora, maior compromisso e participação de todos nós.

Faço um especial apelo e um alerta aqueles homens, que a despeito de tudo, ainda insistem em agredir suas mulheres. Se é por falta de amor e compaixão que vocês agem assim, peço que pensem no amor, no sacrifício e na dedicação que receberam de suas queridas mães. Mas se vocês agem assim por falta de respeito ou por falta de temor, não esqueçam jamais que a maior autoridade deste país é uma mulher, uma mulher que não tem medo de enfrentar os injustos nem a injustiça, estejam onde estiver.”

Assista ao pronunciamento da presidenta na íntegra: 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas