18/03/2013 – ‘Serviços públicos evitam violência contra mulheres’, afirma pesquisadora

18 de março, 2013

(O Dia) A violência contra a mulher está diretamente ligada à falta de serviços públicos. Esta é a conclusão do relatório da ONG Action Aid, apresentado, semana passada, no 8º Fórum de Alianças Mundiais das Cidades Contra a Pobreza realizado em Dublin, na Irlanda. Coordenadora de Direitos da Mulher da organização, Ana Paula Ferreira participou da elaboração da pesquisa.

— Qual a relação entre estrutura urbana precária e a violência contra mulheres?
Total. Ao longo de quase dois anos de pesquisa, verificamos que em boa parte das regiões do Brasil, e também em outros países no mundo, há muitos casos de mulheres agredidas em locais onde não há serviços como iluminação ou a presença de policiais que tenham sido bem treinados.

— Como esses fatores influenciam as agressões?
Mulheres que passam por locais onde não há iluminação pública estão muito mais expostas a agressões ou a tentativas de estupro. Nos últimos anos, 55% dos assassinatos femininos ocorreram em locais públicos. Além disso, verificamos casos de policiais mal treinados, que desdenham das vítimas.

— E como resolver isso?
Aumentando o investimento em serviços básicos, como saúde, segurança, iluminação e transporte. Principalmente em periferias, onde agressões a mulheres são mais comuns. Segundo nosso levantamento, de janeiro a setembro de 2010 houve 552.034 casos de violência à mulher no País. Acreditamos que os números sejam ainda maiores.

Por Carlos Brito

Acesse em pdf: ‘Serviços públicos evitam violência contra mulheres’ (O Dia – 18/03/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas