03/05/2013 – Diretora do FMI sugere mais mulheres no combate à crise

03 de maio, 2013

(Folha de S.Paulo) Habituada a pregar ajuste fiscal e reformas estruturais como forma de enfrentar crises econômicas, a diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, deu uma sugestão diferente sobre o que mais pode ser feito para evitar novos colapsos no sistema financeiro.

Para ela, parte da solução passa pela maior inserção feminina no quadro de funcionários e executivos de bancos.

“Não tenho nada contra os homens, mas sempre acreditei que uma composição mais equilibrada faria bem. O setor financeiro iria se beneficiar da forma diferente de avaliar riscos que as mulheres podem trazer à mesa”, disse Lagarde ontem, durante o 43º Simpósio da Universidade de St. Gallen, na Suíça.

A resposta foi dada a uma participante que a questionara sobre como a nova geração pode ajudar a fortalecer o sistema financeiro.

“Portanto, se você gosta de finanças, candidate-se para trabalhar no setor financeiro, mantenha-se firme no seu propósito e não desista”, disse ela à participante.

Lagarde, contudo, voltou a insistir em pontos mais ortodoxos para enfrentar a crise, como a austeridade (que chamou de “consolidação fiscal”) e as reformas estruturais, além de uma regulação mais eficiente do setor bancário.

A jornalista DENISE MENCHEN viajou a convite da Universidade de St. Gallen

Acesse em pdf: Diretora do FMI sugere mais mulheres no combate à crise (Folha de S.Paulo – 03/05/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas