01/07/2013 – OMS anuncia que mais 9,3 milhões receberão antirretrovirais

01 de julho, 2013

(Jornal de Santa Catarina) A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou ontem que 9,3 milhões de pessoas a mais terão direito a receber medicamentos antirretrovirais contra o HIV, com o objetivo de evitar 3 milhões de mortes relacionados com o vírus da Aids até 2025. Calcula-se que 26 milhões de pessoas que vivem com o HIV em países com pouca renda cumprem com os critérios das novas diretrizes da OMS para receber a terapia antirretroviral. Nas recomendações da agência em 2010, esse número era de apenas 16,7 milhões. A aplicação de novas diretrizes da OMS poderá prevenir ainda 3,5 milhões de novas infecções pelo HIV entre 2013 e 2025. Para atingir esses objetivos, o investimento financeiro anual total para a luta contra o HIV deverá ser aumentado de forma considerável, chegando a 25 bilhões de dólares.

Leia também: OMS apela para que governos incentivem tratamento com retrovirais

‘O Brasil é um Estado laico e deve manter isso’, diz novo diretor do Deptº de DST-Aids do Ministério da Saúde

Baseado em um enfoque de saúde pública que busca ampliar ainda mais o uso de medicamentos antirretrovirais para o tratamento e prevenção do HIV, as novas diretrizes da OMS respondem aos novos dados científicos e às práticas surgidas depois de 2010, que recomendavam, em particular, tratar os pacientes de um modo mais precoce para frear o quanto antes o desenvolvimento do vírus no sangue.

Agora, a OMS sugere começar com os antirretrovirais em todas as pessoas que vivem com o HIV e cuja contagem de linfócitos CD4 seja menor ou igual a 500 células por milímetros cúbicos de sangue, contra 350 células por milímetros cúbicos de antes. Este novo nível permitirá proteger um maior número de pessoas, já que o número de glóbulos brancos, os linfócitos, é mais alto no começo da doença. Por outro lado, a agência afirma que agora as grávidas ou lactantes também podem ser tratadas. Além disso, as crianças menores de cinco anos devem começar o tratamento o quanto antes, seja qual for a contagem de CD4 ou etapa clínica. Na opinião do chefe da ONUAids, Michel Sidibé, as novas recomendações vão permitir à comunidade internacional “estar mais perto do final da epidemia de Aids”.

– Estas novas recomendações visam ao futuro, são mais otimistas – afirmou o diretor do departamento da HIV/Aids da OMS, Gottfried Hirnschall.

Ao final de 2012, havia 1,6 milhão de beneficiários do tratamento antirretroviral a mais do que 2011, o maior aumento anual já registrado, principalmente na região africana. No momento, a OMS fixou como objetivo mundial 15 milhões de pessoas recebendo tratamento até 2015. Segundo estimativas da ONUAids, no final de 2011, 34 milhões de pessoas viviam com HIV no mundo.

Acesse o pdf: Mais 9,3 milhões receberão antirretrovirais (Jornal de Santa Catarina – 01/07/2013)

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas