28/07/2013 – ‘Minorias’ dizem que extinção de pastas é retrocesso

28 de julho, 2013

(O Estado de S.Paulo) “Por que toda vez que se fala em enxugamento dos ministérios logo aparecem em primeiro plano as pastas ligadas às mulheres, aos negros e aos direitos humanos? Por que as mulheres devem sempre fazer economia?”

Leia também: 

Presidenta Dilma diz que não cogita reduzir número de ministérios

“A regulação em algum momento terá de ser feita”, afirma a presidente Dilma

Quem faz essas perguntas é a militante feminista Leila Barsted, advogada e coordenadora da organização não governamental Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia). Contrária à extinção da Secretaria de Política para Mulheres, que tem status de ministério e aparece sempre nos debates sobre a redução da máquina do governo, ela observa que não são apenas os critérios técnicos que devem ser levados em conta.

“A Secretaria de Mulheres é resultado de um compromisso do Estado com a defesa dos direitos das mulheres que começou muito lá atrás, na Constituinte de 1988. Extinguir agora a pasta ou reduzir o seu status de ministério seria um retrocesso”, afirma.

Leila também observa que o funcionamento da secretaria voltada para as mulheres, assim como as de Igualdade Racial e Direitos Humanos, não envolve grande volumes de recursos financeiros. Elas estão voltadas sobretudo para a coordenação de políticas para públicos específicos em diferentes órgãos do governo. “Por que não juntam os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário? Por que não mexem com a pasta de Transportes”, pergunta.

O advogado Dojival Vieira, militante do movimento negro e diretor de agência de notícias Afro Press, utiliza argumento semelhante para defender a Secretaria de Igualdade Racial: “Ela surgiu para atender à reivindicação de políticas públicas para a população negra, que totaliza metade da população do País. Em vez de extingui-la seria melhor fortalecê-la, para deixar de ser um puxadinho montado na Esplanada para abrigar aliados partidários.”

Alexandre Ciconello, assessor político da organização não governamental Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), argumenta que o status de ministério conferido às três secretarias permite que tenham maior influência no governo e na política: “Imagine uma secretaria de direitos humanos dentro do Ministério da Justiça e seu secretário com o mesmo status de várias outras secretaria que existem lá.”

Acesse o PDF: ‘Minorias’ dizem que extinção de pastas é retrocesso (O Estado de S.Paulo, 28/07/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas