30/07/2013 – Espanha tem primeira vereadora com síndrome de Down

30 de julho, 2013

(Folha de S.Paulo) Tomou posse nesta segunda-feira Ángela Bachiller, 29, a primeira vereadora com síndrome de Down da história da Espanha. Ela assume uma das 17 cadeiras da Câmara da cidade de Valladolid, no norte do país, deixando seu posto de auxiliar administrativa da secretaria de Bem-Estar Social.

Bachiller assume o cargo após a saída de Jesús García Galván, que deixou sua cadeira já mais de um mês, após um escândalo de corrupção. Ela foi à cerimônia de posse com seus pais, avós e sua irmã, além de companheiros da Associação de Síndrome de Down.

Exemplo de superação e esforço pessoal, a nova vereadora ficou conhecida por sua contribuição na luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Em 2011, as associações ligadas aos direitos das pessoas com síndrome de Down já havia celebrado a inclusão de Bachiller na lista do prefeito Francisco Javier León de la Riva, a quem a nova vereadora agradeceu. “Muito obrigada por tudo, por ter confiado em mim”, disse, momentos antes de ir às lágrimas.

O prefeito disse que foi a posse da nova vereadora é um exemplo. Já sua mãe, Isabel Guerra, afirmou nunca ter imaginado que sua filha fosse virar vereadora. “A combinação para chegar até esse momento de hoje foi de muito amor, disciplina, trabalho e uma vida normal em tudo”, disse.

Acesse o PDF: Espanha tem primeira vereadora com síndrome de Down (Folha de S.Paulo – 30/07/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas