02/08/2013 – Prefeitura de São Paulo lança 1ª rede wi-fi grátis em praça

02 de agosto, 2013

(Folha de S.Paulo) Quem passou pela praça Dom José Gaspar, na região central de São Paulo, na tarde de ontem pôde assistir a vídeos, baixar aplicativos e desenvolver outras atividades em dispositivos como telefones celulares, smartphones e tablets. A melhor parte da história é que é tudo de graça.

Isso ocorreu após a Prefeitura de São Paulo inaugurar a primeira rede do Projeto Praças Digitais, com sinal wi-fi gratuito para a população, por volta das 14h de ontem.

Segundo a Secretaria de Serviços do município, o sistema ficará em fase de testes durante 30 dias, quando uma empresa –a ser escolhida por meio de licitação– assumirá o comando da operação.

A fase de testes servirá para corrigir possíveis falhas e analisar se é necessário ampliar a capacidade do sistema, de acordo com a demanda observada.

Atualmente, o sistema wi-fi instalado na praça consegue oferecer uma conexão de 512 kbps para download e upload por usuário.

Qualquer pessoa que tiver um dispositivo móvel com acesso à internet pode usar livremente o sistema sem a necessidade de senhas.

A estimativa é que o sistema instalado para testes na praça Dom José Gaspar consiga atender cerca de 200 usuários simultaneamente.

A previsão da prefeitura é que outras 120 praças de 96 distritos recebam o sinal wi-fi até o fim de outubro.

O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP (endereço do dispositivo) de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo. Ou seja, o tráfego por sites será livre, sem censura prévia da prefeitura.

Os usuários poderão enviar dúvidas e sugestões pelo Twitter (@wifi_livre) e pelo Facebook (Wifi_Livre).

Acesse o PDF: Prefeitura de São Paulo lança 1ª rede wi-fi grátis em praça (Folha de S.Paulo – 02/08/2013)    

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas