06/08/2013 – Metrô News: No País, 56% conhecem agressor de mulher

06 de agosto, 2013

(Metrô News) Mais da metade da população conhece pelo menos uma mulher que já foi agredida pelo parceiro ou sabe de um homem que já agrediu a companheira. Os dados pertencem à pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Patrícia Galvão e Data Popular. Segundo 51% dos entrevistados, a própria casa é o ambiente mais inseguro para elas.

Presente na apresentação da pesquisa, a ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, prometeu reforços às ações de combate à violência. “Estou na frente e atropelando que vier. Eu quero assumir compromisso”, declara. Ela afirmou que o governo federal está com tolerância zero contra a agressão às mulheres.

Ao ser questionada pelo Metrô News sobre as condenações pelo assassinato de Mércia Nakashima, morta por Mizael Bispo em maio de 2010, a ministra disse que punições exemplares fortalecem o enfrentamento à violência. “A condenação dele [Mizael] deu muita força para a mulher e também para advogados de mulheres. E, por outro lado, retirou a força dos agressores.”

Especialista em pesquisa da Patrícia Galvão, a socióloga Fátima Jordão destacou que a violência ocorre em todas as esferas sociais.

Maioria acredita em fim trágico

De acordo com a pesquisa, nove entre dez brasileiros acreditam que agressões contra a companheira terminam em morte. A técnica em enfermagem Daniela Silvestre destaca que o medo acaba por levar a vítima a não denunciar o agressor. Já as analistas Marcela Reale e Bruna Moura veem a dependência financeira como um dos problemas.

Ao saber da agressão contra a sobrinha, a instrumentadora cirúrgica Márcia Pires disse ter feito a denúncia. O segundo caso ocorreu há cerca de dez dias. “A primeira [agressão], ele mesmo me contou”, diz ao relatar que a sobrinha havia sido agredida anteriormente. Por medida preventiva, o marido não pode mais se aproximar da jovem.

Acesse os PDFs: 56% dos brasileiros conhecem agressor de mulher, diz estudo e No País, 56% conhecem agressor de mulher (Metrô News, 06/08/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas