07/08/2013 – Primeiro casamento gay é realizado no Maranhão

07 de agosto, 2013

(Jornal Pequeno) Após a aprovação da resolução nº175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi realizado ontem o primeiro casamento homoafetivo do Maranhão, no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. Os noivos Armando Sousa Filho, de 29 anos; e Ruber Paulo Marques, 32, não são maranhenses, mas escolheram o estado para celebrar a união. Armando é mineiro e Ruber é de Goiás.

“A gente só tem a agradecer a toda a imprensa que registrou esse momento tão importante para a gente, mas também para todas as pessoas que vêm buscando isso, assim como as demais pessoas que possibilitaram a concretização do sonho. Uma pena que somos os primeiros. Poderíamos estar fazendo parte de uma fila imensa, afinal de contas quando duas pessoas lutam por um preenchimento verdadeiro, acho que não há empecilho, discriminação de raça, de sexualidade. Me mudei para o Maranhão e vim em prol de um sonho, de ser feliz”, disse Armando.

Juntos há cinco meses, o casal afirma que o tempo não é determinante para a intensidade de um sentimento. “Eu vim para São Luís em busca de crescimento profissional, me firmei e não me imagino saindo daqui. São Luís se tornou minha casa. O tempo que estamos juntos foi verdadeiramente suficiente para que tivéssemos certeza do que estamos sentindo e que estamos dando um passo certo na vida”, disse Ruber, que é produtor cultural.

Segundo a resolução nº 175 de maio de 2013 do CNJ, “é vedada às autoridades competentes a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo”. Ainda segundo o documento, “a recusa prevista no artigo 1º implicará a imediata comunicação ao respectivo juiz corregedor para as providências cabíveis”.

Acesse o PDF: Primeiro casamento gay é realizado no Maranhão (Jornal Pequeno, 07/08/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas