08/09/2013 – Quase 5 mil mulheres foram estupradas no Rio de Janeiro em 2012

08 de setembro, 2013

(O Globo) Apesar do vocabulário vasto, a administradora Adriana não consegue pronunciar a palavra certa para descrever o que fez sua vida virar pelo avesso. A morena de cabelos pela cintura, mãe de duas filhas, só se refere “ao ocorrido”. Também não fixa os olhos em nenhum ponto enquanto conta sua história. O que ela não consegue nomear, nem encarar de frente, é um pesadelo vivido em 2012 por 4.993 mulheres no Estado do Rio: o estupro. Em comparação com 2011, o número representa um aumento de 23,8%.

Leia também: Abaladas, vítimas de estupro nem sempre se protegem após a violência sexual (O Dia) 

A médica Júlia também teve muita dificuldade para enfrentar a realidade. Preferiu recorrer à fantasia: para esconder as surras que levava do marido — e até o nariz quebrado por ele —, se matriculou em aulas de luta numa tentativa de justificar à família as marcas roxas pelo corpo. Ela levou anos até conseguir superar a vergonha e procurar a polícia. Júlia não é um caso isolado. No ano passado, a cada dez minutos, pelo menos uma mulher foi vítima de lesão corporal dolosa no estado.

Leia a reprodução da matéria na íntegra no Portal da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha: Dossiê revela que quase cinco mil mulheres foram estupradas no Rio de Janeiro em 2012 (O Globo – 08/09/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas