14/09/2013 – Estupro é problema global, diz estudo das Nações Unidas

14 de setembro, 2013

(DW) Nesta semana, um tribunal indiano condenou à morte quatro homens pelo estupro e assassinato de uma estudante dentro de um ônibus, em dezembro de 2012. O assassinato da jovem de 23 anos desencadeou semanas de protestos em todo o país e levou ao endurecimento das leis contra violência sexual na Índia. Na mesma semana da sentença, foi publicado um estudo da ONU sobre violência contra mulheres na região.

O estudo é baseado em entrevistas anônimas com mais de 10 mil homens, com idades entre 18 e 49 anos, em Bangladesh, Camboja, China, Indonésia, Sri Lanka e Papua Nova Guiné. Um em cada dez homens admitiu ter forçado relações sexuais com uma mulher que não é a sua parceira. Um em cada quatro assumiu ter estuprado, ao menos uma vez, sua esposa ou namorada.

Em entrevista à DW, Emma Fulu, autora do estudo, falou que consequências penais, por si só, não são suficientes, como mostram os números de violência generalizada contra as mulheres. Ela trabalha para a iniciativa Parceiros da Prevenção, um programa de pesquisas de várias agências das Nações Unidas para a prevenção da violência de gênero na região da Ásia-Pacífico.

Leia a reprodução da matéria na íntegra no Portal da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da PenhaEstupro é problema global, diz estudo das Nações Unidas (DW – 14/09/2013)

Leia também:
– Condenação por estupro coletivo representa avanço limitado na Índia (BBC Brasil)
– Quatro indianos condenados à morte por estupro de estudante (AFP)
Justiça indiana condena quatro por estupro coletivo em ônibus; sentença deve sair ainda nesta semana (Reuters)

– Um em cada quatro homens asiáticos admite ter praticado estupro (BBC Brasil)
– Mulheres estupradas por parceiro costumam não denunciar e carregam as sequelas psicológicas do sexo forçado (Correio Braziliense)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas