19/09/2013 – Meninas de 11 a 13 anos terão vacina de HPV em 2014

19 de setembro, 2013

(Folha de S.Paulo) Governo vai ampliar faixa etária de vacinação contra o vírus; em 2015, meninas de 9 anos serão imunizadas.

O Ministério da Saúde informou, ontem, que vai ampliar a faixa etária das meninas que poderão receber a vacinação contra o vírus HPV pela rede pública de saúde.

A previsão inicial –dada em julho deste ano, quando a vacina foi anunciada– era imunizar, em 2014, meninas de 10 e 11 anos; e, a partir de 2015, apenas as de 10 anos.

O esquema vacinal seria composto por três doses, com a segunda dose sendo aplicada um mês após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira.

Mas um novo esquema de imunização será usado, disse o ministério. A ideia agora é vacinar, em 2014, garotas de 11 a 13 anos; e, a partir de 2015, abarcar as meninas de 9 a 11 anos.

Assim, explica a pasta, serão vacinadas de forma regular garotas de 9 a 13 anos.

O governo trabalha com a perspectiva de oferecer a vacina por meio de estratégias que envolvam as escolas e os postos de saúde –o que vai variar a depender da cidade.

Para tanto, foi estabelecido um espaçamento maior entre as três doses. Agora, a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira, e a terceira deve ser dada cinco anos depois da primeira.

De acordo com o ministério, o novo formato tem respaldo de estudos e práticas internacionais, e a aplicação da terceira dose cinco anos após a primeira pode funcionar como reforço.

Segundo a Saúde, o esquema já é usado por países como Canadá, México, Chile e Suíça e segue recomendação da Opas (Organização Pan Americana de Saúde).

A imunização será oferecida pela rede pública a partir de março de 2014.

QUADRIVALENTE

O governo optou por adquirir a vacina, que atua contra quatro subtipos do vírus (quadrivalente), da empresa americana MSD. Será feita a transferência de tecnologia da MSD para o Instituto Butantan (SP).

A vacina pode prevenir contra o vírus HPV, responsável por 95% dos casos de câncer de colo uterino. O vírus também está ligado a outros tipos de câncer (como o anal) e a verrugas genitais.

Para ser transmitido, basta um contato íntimo –não sendo preciso haver relação sexual. Por isso, especialistas defendem que a vacina seja dada a garotas que estão entrando na adolescência.

Para a oferta da vacina só no ano de 2014, o governo vai investir R$ 360,7 milhões.

(JOHANNA NUBLAT)

Acesse em pdf: Meninas de 11 a 13 anos terão vacina de HPV em 2014 (Folha de S.Paulo – 19/09/2013)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas