25/09/2013 – Pesquisa revela que maioria não vê as mulheres da vida real na TV

25 de setembro, 2013

(Último Instante) Mulheres nas propagandas são majoritariamente jovens, brancas, magras, loiras, de cabelos lisos e de classe alta.

A pesquisa Representações das Mulheres nas Propagandas na TV, realizada pelo Data Popular e pelo Instituto Patrícia Galvão, revelou que 56% dos entrevistados (entre mulheres e homens) consideram que as propagandas da televisão não mostram as brasileiras reais.

Para mais da metade (65%), o padrão de beleza da TV está muito distante da realidade das brasileiras e 60% consideram que as mulheres se frustram quando não se enxergam nesse padrão. Na percepção dos pesquisados, as mulheres nas propagandas são majoritariamente jovens, brancas, magras, loiras, de cabelos lisos e de classe alta.

A maioria das pessoas entrevistadas afirmou desejar que a diversidade da população feminina brasileira esteja mais representada: 51% gostariam de ver mais negras e 64% gostariam de mais mulheres de classe popular nas propagandas.

Além disso, 80% considera que as propagandas na televisão mostram mais mulheres brancas e 83% veem as mulheres reais como sendo em sua maioria de classe popular. Sobre a cor do cabelo, 73% veem mais loiras do que morenas nos anúncios, mas a maioria (67%) gostariam de ver mais morenas.

A pesquisa também mostrou que 87% dos entrevistados veem mais mulheres magras na TV, mas 43% gostariam de ver mais mulheres gordas. A maioria (84%) também concorda que o corpo da mulher é usado para promover a venda de produtos nas propagandas de TV e 58% avaliam que elas são representadas como objeto sexual e, por isso, defendem (70%) punição aos responsáveis que mostram as mulheres de modo ofensivo.

Segundo avaliação da diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo, a pesquisa revela que a percepção dos entrevistados, mulheres e homens, é clara: a propaganda veicula modelos ultrapassados. “A irrealidade da representação da mulher é percebida pela absoluta maioria e há uma clara expectativa de mudança. Aqui se revela um paradoxo: se pensarmos a partir da lógica de mercado, pode-se dizer que anunciantes e publicitários, em razão de uma visão arcaica do lugar da mulher na sociedade e de um padrão antigo de beleza, não estão falando com potenciais consumidoras”, aponta.

Para a realização da pesquisa, foram feitas 1.501 entrevistas com homens e mulheres maiores de 18 anos em 100 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 10 e 18 de maio de 2013.

Acesse o PDF: Pesquisa revela que maioria não vê as mulheres da vida real na TV (Último Instante, 24/09/2013)

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