02/10/2013 – Mulheres idosas são principais vítimas de violência, ressalta ministra da SDH

02 de outubro, 2013

(Agência Câmara) A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, reforçou o pedido para que toda a sociedade brasileira se envolva no combate da violência contra idosos. Nos últimos dois anos, a central de denúncias telefônicas do governo recebeu mais de 50 mil ligações apontando principalmente a negligência no cuidado com o idoso (cerca de 75% das chamadas). “O perfil das denúncias indica que o maior número de vítimas são mulheres e têm entre 76 e 80 anos de idade”, observou a ministra, em comissão geral sobre o assunto.

Maria do Rosário disse que o governo federal está atento ao envelhecimento da população brasileira e à necessidade de ações voltadas para a faixa etária acima de 60 anos.

“Ontem [Dia Internacional do Idoso] tivemos a assinatura de um decreto construído no âmbito no Conselho Nacional do Idoso. O decreto estabelece o compromisso nacional para o envelhecimento ativo, convocando que 17 ministérios estejam integrados para verificar todas as ações em curso, justamente para planejarmos o envelhecimento humano com qualidade de vida”, destacou.

Entre outros pontos, a ministra reconheceu a necessidade de se criar mais delegacias voltadas para o atendimento ao idoso, mas disse que isso ficará para “o próximo período”. Hoje, o País conta apenas com 143 delegacias especializadas.

Acesse o PDF: Mulheres idosas são principais vítimas de violência, ressalta ministra da SDH (Agência Câmara, 02/10/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas