21/10/2013 – Feminicídio: a última etapa do ciclo da violência contra a mulher, por Lourdes Bandeira

21 de outubro, 2013

(Compromisso e Atitude) Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. São crimes que ocorrem geralmente na intimidade dos relacionamentos e com frequencia caracterizam-se por formas extremas de violência e barbárie. São crimes cujo impacto é silenciado, praticados sem distinção de lugar, de cultura, de raça ou de classe, além de serem a expressão perversa de um tipo de dominação masculina ainda fortemente cravada na cultura brasileira. Cometidos por homens contra as mulheres, suas motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda da propriedade sobre elas.

O feminicídio representa a última etapa de um continuum de violência que leva à morte. Precedido por outros eventos, tais como abusos físicos e psicológicos, que tentam submeter as mulheres a uma lógica de dominação masculina e a um padrão cultural que subordina a mulher e que foi aprendido ao longo de gerações, trata-se, portanto, de parte de um sistema de dominação patriarcal e misógino.

Características do crime de feminicídio

Na prática do crime de feminicídio evidenciam-se como pressupostos importantes a premeditação e a intencionalidade de sua consumação.

Acesse íntegra no portal Compromisso e Atitude: Feminicídio: a última etapa do ciclo da violência contra a mulher, por Lourdes Bandeira (Compromisso e Atitude, 21/10/2013)

Leia também: Europa lança campanha para romper o silêncio sobre feminicídio (G1)
– Feminicídio: quando a causa da morte é ser mulher (Compromisso e Atitude)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas