06/11/2013 – Para Vanessa Grazziotin, Bolsa Família fortalece ‘poder feminino’

06 de novembro, 2013

(Agência Senado) A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou nesta quarta-feira (6) as conquistas do Bolsa Família em seus dez anos de existência, enfatizando o papel do programa na “construção do poder feminino”. A parlamentar sublinhou que 93% dos titulares dos cartões do Bolsa Família são mulheres que, dessa forma, ganham força em sua luta pela emancipação em diversas áreas da sociedade.

– A condição da mulher como titular do programa garantiu a ela, de fato, maior autonomia, dignidade e respeito na sociedade. Além disso, as mulheres mudaram a visão que elas tinham sobre a sua própria vida – resumiu.

Segundo os dados apresentados por Vanessa, nos dez anos de Bolsa Família 36 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza, o que levou vários países a buscar a adoção de modelo semelhante. Ela citou os estudos contidos no livro Programa Bolsa Família – uma década de inclusão e cidadania, organizado pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e pelo presidente do Ipea, Marcelo Neri, para assinalar a importância do programa para as mulheres.

– A quase totalidade das mulheres que foram entrevistadas afirmam ser melhor que o cartão esteja em seu nome do que no nome do marido. E a justificativa foi, quase sempre, a de que a mulher cuida melhor do dinheiro, sabe mais do que a família precisa – acrescentou a senadora.

Vanessa alertou que as mulheres ainda precisam trilhar um longo e difícil caminho para a “construção de uma cidadania mais democrática”, mas considera o Bolsa Família uma importante contribuição nesse sentido.

Acesse o PDF: Para Vanessa Grazziotin, Bolsa Família fortalece ‘poder feminino’ (Agência Senado – 06/11/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas