12/11/2013 – Rede de Mulheres discute modelo de governança

12 de novembro, 2013

(Portal do Ministério do Meio Ambiente) Por conta do seu caráter inovador, a Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade utilizou o segundo encontro nacional para discutir e estruturar o seu modelo de governança. O encontro aconteceu nesta terça-feira (12/11), no Rio de Janeiro. A iniciativa é voluntária, criada em 2011, e tem como proposta ver as mulheres brasileiras reconhecidas e valorizadas no desenvolvimento do Brasil como líderes, empreendedoras e cidadãs plenas.

As cerca de 150 mulheres líderes e executivas reunidas discutiram qual a forma de governar que a Rede deve ter. Atualmente a Rede possui uma estrutura de governança provisória composta pelos conselhos Estratégico e Consultivo e uma secretaria-executiva. Durante o debate, verificou-se que a ideia central é que se definam processos e instâncias reconhecidas.

“A Rede tem consistência para deixar um legado e influenciar o papel da mulher na sociedade brasileira”, esclarece Ieda Novais, conselheira da Rede. A proposta do modelo de governança estará disponível no site da Rede para avaliação das participantes por 15 dias.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou como mediadora do debate, destacou a importância da Rede na discussão do tema meio ambiente com a perspectiva de desenvolvimento sustentável e gênero. “A Rede traz qualidade à discussão ambiental entre a sociedade e o setor público”, reforçou. Sobre as perspectivas para 2014, a ministra diz esperar fechar uma agenda que dialogue cada vez mais com os processos internacionais, reforçando que a Rede já é uma iniciativa reconhecida internacionalmente.

GRUPOS DE TRABALHO

A estrutura da Rede também conta com três grupos de trabalho temáticos, que realizam reuniões frequentes. O primeiro grupo de trabalho trata do empoderamento das mulheres, em consonância com os objetivos da ONU – Mulheres e da Secretaria de Políticas paras as Mulheres (SPM/PR), para promover lideranças femininas em cargos estratégicos nas estruturas de poder público e privado, no recorte estruturante da sustentabilidade.

O grupo dois diz respeito ao empreendedorismo verde ou negócios sustentáveis, com o propósito de fomentar a capacidade empreendedora em negócios sustentáveis dentro do marco institucional da economia verde inclusiva. A sensibilização e capacitação de mulheres em temas relacionados à sustentabilidade e verificar qual o cenário brasileiro de negócios sustentáveis e mulheres são prioridades do grupo para o próximo ano.

O terceiro grupo trata da necessidade de mudar os padrões de consumo e produção, com base no Plano Nacional de Consumo e Produção Sustentável do Brasil, para promover novos padrões de consumo, especialmente nas classes médias urbanas, com estratégias de comunicação de massa e alianças estratégicas com segmentos sociais que tenham objetivos semelhantes.

Acesse o PDF: Rede de Mulheres discute modelo de governança (Portal do Ministério do Meio Ambiente, 12/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas