12/11/2013 – Exame revela que ativista da supremacia branca nos EUA tem DNA africano

12 de novembro, 2013

(UOL) O norte-americano Craig Cobb, 62, polêmico defensor da supremecia branca, topou participar de um programa na TV na qual seria submetido a um teste de DNA que comprovaria suas origens. A revelação do resultado contou com a presença de Cobb nos estúdios do “The Trisha Show”, da apresentadora Trisha Goddard –que é negra–, exibido pela rede de TV “NBC”.

Para a surpresa do ativista, o teste revelou que Cobb tem 14% de ancestralidade africana, especificamente da África subsaariana –os outros 86% seriam de origem europeia. Além do espanto do ativista, a revelação do resultado foi marcada pela animação da apresentadora, pelas gargalhadas de uma convidada também negra, e pelo delírio da plateia.

Ao ouvir o resultado, o ativista imediatamente tentou desqualificar o teste, dizendo que se tratava de “ruído de estatística”: “Óleo e água não se misturam”, disse. A apresentadora Trisha, então, rebateu dizendo “você tem um pouco de negro em você” e tentou cumprimentar Cobb, que recusou os cumprimentos por duas vezes.

O ativista também negou que seja da supremacia branca e disse que pertence à Igreja do Criador, conhecida por seu antissemitismo.

Depois, em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”, Cobb disse que concordou em participar do quadro porque acreditava que o teste tivesse caráter científico. No entanto, segundo ele, o teste foi usado de forma sensacionalista pelo programa, apenas para “promover o multiculturalismo”.

Cobb é conhecido por querer transformar a pequena cidade de Leith, na Dakota do Norte (EUA), em algo como um “enclave branco”.

Neste ano, os moradores da cidade descobriram que, após um ano vivendo lá, Cobb havia comprado diversos terrenos para transformar o local numa espécie de paraíso para seguidores da supremacia branca.

A notícia gerou revolta na população, e alguns moradores confirmaram que foram ameaçados por Cobb, que insistia para que algumas famílias deixassem a cidade. O caso que ficou mais famoso é o do que parece ser o único casal inter-racial do município. De acordo com Sherril e Bobby Harper, Cobb deixou cartas na casa do casal com mensagens como “O que você está fazendo com um negro?”, na qual exigia que Sherril deixasse o marido.

Apesar das tentativas da população de barrar os projetos de Cobb, ao menos uma família de supremacistas brancos já se mudou para o local idealizado pelo ativista.

Assista o vídeo

 

Acesse o PDF: Na TV, exame revela que ativista da supremacia branca tem DNA africano (UOL, 12/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas